Vereador Marcilio Farias se posiciona contrário ao pagamento de 13º salário a vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais

por Genilson Castro publicado 23/11/2017 20h47, última modificação 23/11/2017 20h47
A proposta de pagamento de 13º salário a vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais foi lançada em reunião da comissão formada para estudo e reformulação da Lei Orgânica do município e do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Imagem: Arquivo Pessoal/Marcílio Farias

Na sessão ordinária realizada no dia 17 de novembro, o vereador Marcilio Farias (PT) usou seu tempo em um aparte a  outro Vereador na tribuna para esclarecer sua oposição à proposta de pagamento de 13º salário a vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, por considerar impróprio o período para tais ajustes.

Sobre este assunto o discurso se deu nestes termos: “...deixar de jogo e tratar a coisa com muita clareza. Ao tempo em que nós fazemos um discurso desse, que não tem dinheiro pra nada, hoje de manhã nós consensuamos que vamos botar pra votação nessa Casa o 13º salário para vereador. E abono de férias. Então, conte isso na ponta do lápis: nós estamos falando de 150 mil reais, eu fiz as contas aqui rapidinho. Bote 150 mil reais pra essa Van ir pra Teresina. Bote 150 mil reais pra fazer estrada. Então, eu acho que precisa melhorar o discurso e ter muita clareza no que a gente tá dizendo, porque senão, passa a impressão de que a gente joga de um lado, mas a nossa prática é outra. Eu não tô dizendo que é ilegal o salário, 13º e abono de vereador não. Eu tô dizendo que pro momento, não cabe, no momento, pela crise que nós estamos pode até ser legal, mas é imoral. Eu disse hoje de manhã na reunião. Então, vamos deixar de fazer, eu acho que tem que ser realista com a situação. Tem que cortar gasto do município, tem sim que aprovar aqui a elevação dos tributos, que é a mensagem que a prefeita mandou, porque o último aumento de tributos que teve aqui foi no ano de 2009 e precisa sim, que nós vamos ter que votar... então é: cortar gastos desnecessários, aumentar a arrecadação do município, primar por receber os recursos federais que o município tiver condição de trazer. Vossa excelência (vereador Mauro André) conseguiu 500 mil reais com a Funasa, com o Henrique Pires (Ex-presidente Funasa), pra o município de Esperantina, todo mundo aqui tá (inaudível), que bom que nos estamos fazendo isso, porque é dinheiro que vai circular no município. Então é isso que nós temos que fazer: cortar gastos desnecessários, aumentar a arrecadação, trazer investimento federal e deixar de hipocrisia. Se a gente fizer isso, Esperantina vai muito longe. ”

Os demais vereadores não manifestaram opinião publicamente sobre o tema, que ainda será debatido e votado em duas sessões distintas, antes que passe a vigorar, na hipótese de continuar na pauta da reformulação da Lei Orgânica.