Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Esperantina são marcadas pela baixa participação popular

por Genilson Castro publicado 02/05/2017 14h42, última modificação 02/05/2017 14h42
O comparecimento de populares é mínimo durante as sessões realizadas na Câmara Municipal, mesmo quando as matérias apresentadas sejam de amplo interesse popular.

Genilson Castro/Arquivo

As sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal de Esperantina são marcadas pela baixa participação popular, mesmo quando são apresentadas matérias de amplo interesse.

Não vem de agora o baixo interesse em participar das sessões, mas o que chama a atenção é que, excetuando-se a sessão de tomada de posse no início do mandato, as demais sessões contam basicamente com a presença de vereadores, funcionários e poucos populares no Plenário.

É possível assistir a sessões públicas do Plenário da Câmara e a reuniões públicas das Comissões presencialmente. Para isso, basta checar no calendário de sessões, amplamente divulgado nos sites locais no início do ano legislativo ou na página do Facebook da Câmara para saber as datas em que acontecem as sessões ou reuniões e comparecer à Câmara vestindo trajes adequados.

Uma vez presente à sessão, não é permitido ao público se manifestar durante os debates e votações, afim de não comprometer o andamento dos trabalhos. Exceção se dá quando devidamente autorizado pelo Presidente, que consulta a Mesa Diretora para autorizar a manifestação de populares. O contato com os vereadores para atendimento às demandas deve se dar durante a semana no prédio da Câmara ou ainda no dia da sessão, em horário que não adie o andamento dos trabalhos.

A participação popular é extremamente necessária durante as sessões legislativas, pois é neste momento que se pode checar a participação dos vereadores nos assuntos de interesse da população; quais serão as matérias apresentadas e seus desdobramentos no cotidiano da cidade; como votam os vereadores e o que justificam quando não seguem os demais nas votações.

Esperamos maior participação nas sessões, pois isso fortalece e dá novo ânimo aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Poder Legislativo municipal.