Religiosidade popular

por Genilson Castro publicado 13/03/2023 13h12, última modificação 13/03/2023 13h12
Aprovado Projeto de Lei que institui o dia do ciganinho milagroso no município de Esperantina - Piauí.
Religiosidade popular

Bernardo Augusto Rocha/Arquivo pessoal

Nas sessões ordinárias realizadas dia 3 de março foi deliberado em plenário o Projeto de Lei Ordinária – PLO nº 2/2023,  de autoria do vereador Zé Germano (PT), que “Dispõe sobre a instituição do Dia do Ciganinho milagroso, no Município de Esperantina - Piauí”. O projeto, de iniciativa do vereador Zé Germano, foi inicialmente encaminhada à comissão de constituição e justiça para apreciação, em 16 de fevereiro do ano em curso, sendo posta em votação dia 3 de março.

A matéria, feita em parceria com a comissão que administra o santuário ciganinho milagroso é baseada na religiosidade popular e tem por finalidade dedicar um dia comemorativo no calendário oficial de eventos do município ao pequeno cigano Roldão, assassinado por degola no episódio conhecimento como massacre dos ciganos, ocorrido em 11 de novembro de 1913, a quem se atribui a realização de milagres, tendo sido construído no local um santuário, que registra grande peregrinação de devotos e simpatizantes.

Foi proposta a matéria tendo em vista outras manifestações, decorrentes do catolicismo e da cultura local, que se mantém através de homenagens em vários feriados municipais. Embora legitimada pela população, a data não pode ser determinada como feriado em virtude de legislação federal pertinente, mas não há empecilhos para que o município adote a data como comemorativa, em memória aos acontecimentos decorrentes do massacre dos ciganos, ocorrido neste município.

Após aprovado, o projeto foi enviado ao Poder Executivo municipal para sanção, que deve ocorrer em prazo não superior a 30 (trinta) dias. Somente a partir de então, caso aprovado, a data será inclusa no calendário municipal de eventos.