Câmara aprova matérias sobre segurança nas escolas

por Genilson Castro publicado 19/04/2023 10h55, última modificação 19/04/2023 11h04
A temática da segurança nas escolas foi alvo de discussões no plenário, com sugestões apresentadas por meio de indicações. Também constaram na pauta matérias versando sobre infraestrutura.
Câmara aprova matérias sobre segurança nas escolas

João Filho/OOlhar.com

Na sessão ordinária do dia 14 de abril foram apresentadas Indicações que visam dar enfrentamento à onda de violência nas escolas, tendo em vista que no município já foi registrado recentemente um caso, amplamente divulgado. Foram quatro matérias, sendo duas do vereador Ruberson Marataoan (Progressistas), uma do vereador Professor Júnior Rodrigues (PTB) e uma do vereador Delegado Mauro (Republicanos). Outras matérias da sessão tratam de problemas de infraestrutura na região urbana e rural do município. Foram apresentados ainda sete projetos de leis, que foram encaminhados para análise nas comissões internas da Câmara e devem ser apreciados na sessão extraordinária do dia 15 de abril, convocada para tal finalidade.

Inclusos na pauta, três das indicações causaram discussões mais acirradas. As matérias tratam de desapropriações de áreas consideradas de interesse social pelo Poder Executivo. Em particular, a desapropriação do Clube Recreativo Princesa do Longá, foi bastante discutida, por se tratar de área de interesse histórico e social.

Postas em votação, todas as matérias foram aprovadas por unanimidade e as que tratavam das desapropriações, indicações de nº 30 e 32/2023, tiveram, respectivamente, um voto contrário, do vereador Delegado Mauro e a nº 31/2023, dois votos contrários, do vereador Delegado Mauro e Teresinha da Emel. Após aprovação, as matérias foram encaminhadas aos respectivos destinatários para conhecimento e providências.

Na sessão ordinária realizada no sábado, dia 15 de abril, apenas uma matéria foi posta em pauta: o Requerimento nº 2/2023, do vereador Delegado Mauro, que solicita informações ao Executivo sobre o processo licitatório e contratos realizado com a empresa responsável pela manutenção dos serviços de iluminação pública do município de Esperantina. A matéria foi aprovada por unanimidade e encaminhada à prefeitura.